Plutonismo - Magmatismo nas Profundezas da Crosta - Sobre Geologia

27/08/2017

Plutonismo - Magmatismo nas Profundezas da Crosta

Plutonismo caracteriza-se como processos magmáticos que – ao contrário do vulcanismo – ocorrem em profundidades consideráveis na crosta terrestre, formando estruturas que serão estudadas a seguir. O nome "plutonismo" tem origem em Plutão, o deus romano das profundezas.

Esquemas de estruturas plutônicas
Modificado de: Decifrando a Terra (Capítulo 16, p. 339)


Os processos plutônicos dão origem à corpos ígneos intrusivos que podem ser divididos de acordo com seu tamanho e relação com as rochas encaixantes em: corpos intrusivos menores e corpos intrusivos maiores.

Corpos Intrusivos Menores


Os corpos menores são os diques, sills (soleiras), lacólitos e necks vulcânicos.

Diques: São originados pelo preenchimento do magma em rochas encaixantes por meio de fraturas e falhas. Encontram-se cortando discordantemente, ou seja, sua orientação espacial é diferente da orientação das estruturas das rochas encaixantes e geralmente ocorrem com mergulho vertical a semivertical.

Sequência de diques de basalto de diversas espessuras no Alasca.
Foto: Jonathan S. Kt

Os diques podem variar amplamente em relação ao seu tamanho, tendo em alguns casos poucos centímetros ou metros de espessura até exemplos excepcionais como o “Grande Dique” no Zimbabwe tendo aproximadamente 500 km de comprimento e 8 km de espessura.

Em sua maioria são originados por magmas básicos e fluidos que conseguem percolar pelas falhas e fraturas mais facilmente. Porém há, em número reduzido, diques formados por rochas félsicas (graníticas).

Sills (Soleiras): São corpos intrusivos geometricamente semelhantes aos diques, porém apresentando-se com atitude horizontal e paralelo à estratificação das rochas encaixantes, quando estas forem sedimentares. Pela maneira como os sills se apresentam em relação às rochas encaixantes, este é chamado de corpo intrusivo concordante(orientação espacial semelhante ou igual a orientação dos corpos encaixantes).
Sill localizado no Parque Nacional de Yellowstone no Wyoming, USA.
Foto: Brigitte Werner

O tamanho é muito variado, porém para um mesmo corpo a espessura é constante. Além disso, a maioria dos corpos são formados por rochas máficas, como gabros, originados em magmas fluidos de alta temperatura. Muitas vezes, a fluidez do magma permite que os sills se estendam por vários quilômetros.

Em geral as soleiras encontram-se em zonas próximas da superfície, onde as pressões são menores e o alojamento do corpo entre as camadas é facilitado.

Lacólitos: Estes corpos, assim como os sills, penetram concordantemente entre os estratos de rochas sedimentares em níveis rasos da crosta. Entretanto, os lacólitos apresentam-se em formato de cogumelo arqueando as camadas sobrejacentes e, devido à viscosidade dos magmas que o originaram, constituem em geral corpos pequenos em comparação com batólitos, por exemplo. Além disso, são formados na maioria das vezes por rochas félsicas.

Esquema de um lacólito
Imagem: Arturo González Laguna

Necks vulcânicos: São corpos discordantes formados pela consolidação de magma intrudidos em dutos vulcânicos. Em muitos casos, a erosão atuante numa região ocorre de tal modo que apenas o neck vulcânico permaneça e todo o restante seja erodido, fazendo com que o neck se destaque no relevo.

Neck vulcânico em destaque no relevo, New México, USA
Foto: Bowie Snodgrass

Corpos Intrusivos Maiores


Os corpos intrusivos maiores são os batólitos e stocks. Estes podem se apresentar na superfície na forma de inselbergs devido à erosão diferencial.

Batólitos: Corpos ígneos plutônicos que em geral se cristalizam em grandes profundidades. Os batólitos apresentam-se em dimensões superiores a 100 quilômetros quadrados de área e 30 quilômetros de diâmetro.

Batólito no Parque Nacional de Yosemite, USA
Foto: Jon Sullivan

Também configuram-se cortando as rochas encaixantes e com uma composição granítica de minerais de granulação grossa devido a sua cristalização lenta. Os batólitos em diversos momentos podem ser encontrados em raízes de cadeias de montanhas e constituído de diversos corpos menores de idades e composições diferentes devido a pulsos magmáticos.

Stocks: Assim como os batólitos, são corpos intrusivos de composição granítica e granulação de média a grossa, discordantes das rochas que os encaixam. Sua principal distinção em relação aos batólitos é a sua dimensão inferior a 100 quilômetros quadrados de área. Em diversos momentos podem estar associados aos batólitos como uma espécie de membro de um corpo maior.

Stock em Gevanim Valley, Israel
Foto: Mark A. Wilson

Tanto batólitos como stocks podem vir acompanhados de xenólitos, que são fragmentos das rochas encaixantes que foram englobados pelo magma durante sua consolidação e conseguiram resistir ao processo.

Xenólito em Serra Nevada, Califórnia
Foto: Mark A. Wilson

Referências:



  • GIANNINI, P.C.F. & RICCOMINI, C. 2000. Rochas ígneas. In: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.; TAIOLI, F. ed. Decifrando a Terra (capítulo 16). São Paulo, Oficina de Textos. p.342 -345.

  • http://dicionarioportugues.org/pt/plutonismo - Acessado em 27/08/17

  • http://www.wikiwand.com/pt/Agulha_vulc%C3%A2nica - Acessado em 27/08/17

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:XenolithSierra.JPG - Acessado em 27/08/17

  • https://en.wikipedia.org/wiki/File:Nordmarkite_Stock_Gevanim_Valley_070913.jpg - Acessado em 27/08/17

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Yosemite_20_bg_090404.jpg - Acessado em 27/08/17

  • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Shiprock.snodgrass3.jpg - Acessado em 27/08/17

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lacolito.jpg - Acessado em 27/08/17

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:An_Igneous_Sill_Intrusion_in_Yellowstone_National_Park_Wyoming_USA.jpg - Acessado em 27/08/17

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Geological_Dike_Cross-Island_Trail_Alaska.jpg - Acessado em 27/08/17
Escrito e editado por Carlos Eduardo
Revisado por Rafael Ladeia.