Ciclo das Rochas: Uma Breve Introdução - Sobre Geologia

03/09/2017

Ciclo das Rochas: Uma Breve Introdução

Neste artigo iremos tratar de um dos assuntos que constituem a base de todo o pensamento geocientífico, o Ciclo das Rochas.

No início da história geológica do planeta Terra as primeiras
rochas foram formadas, e elas eram ígneas.

Introdução


Como o próprio termo sugere, há um ciclo de transformações entre os três tipos de rochas até então conhecidos (que já foram descritas neste artigo), cujo funcionamento reflete na forma com que estruturamos a geologia, e estudamos estes corpos e suas ocorrências.  É com base no ciclo das rochas, que podemos criar um modelo científico que descreva o funcionamento da dinâmica da Terra atuante na formação das rochas.

Logo abaixo, está um diagrama simplificado que resume o que será dito a seguir, e serve como uma ilustração para o conteúdo proposto.

Diagrama simplificado do Ciclo das Rochas, com o sentido
das principais transformações existentes entre cada tipo
de rocha.

"Início" do Ciclo: Rochas Ígneas


No início da história geológica do planeta Terra, havia muito magma, e portanto, nenhuma rocha ainda havia se formado. Até que após um período de resfriamento do planeta, este magma cristalizou-se de modo a formar as primeiras rochas, que também eram ígneas(magmáticas). A partir daí o ciclo das rochas teve o seu "início", e novas rochas sedimentares, metamórficas e ígneas, foram sendo formadas ao longo do tempo geológico.

As primeiras rochas formadas eram ígneas.

Entretanto, é importante evidenciar que não há um início para o ciclo, e sim um único ponto de partida, que foram as rochas ígneas, necessário para que o ciclo se perpetuasse posteriormente, sendo, portanto, passível de equívoco o uso do termo "início" para descrever processos cíclicos, como o Ciclo das Rochas.

Rochas Metamórficas


Em seguida, após a estabilização da dinâmica terrestre, com o início do tectonismo e novas rochas sendo formadas, foi possível a formação de novas rochas, a partir do metamorfismo (conjunto de processos que modificam a rocha inicial, denominada de "protólito"), resultando nas rochas metamórficas

Gnaisse, uma rocha metamórfica.

Rochas Sedimentares


As rochas sedimentares, como dito em um artigo anterior, podem ser formadas por dois grandes tipos principais de sedimentos, os químicos e os clásticos. Resumidamente, as rochas sedimentares de origem química são formadas por soluções, matéria orgânica e outras substâncias que precipitam-se formando este tipo de rocha, que por sua vez posteriormente podem ser transformadas em uma rocha metamórfica ou ígnea, dando continuidade ao ciclo. De forma análoga, as rochas sedimentares clásticas, formadas pela litificação dos sedimentos clásticos provenientes de outras rochas, podem ser metamorfizadas, ou fundidas e recristalizadas, gerando no primeiro caso uma rocha metamórfica e no segundo uma rocha ígnea.

Rochas sedimentares clásticas nos Estados Unidos.
É importante ressaltar que qualquer rocha pode ser transformada em outro tipo de rocha, mesmo sendo o seu próprio tipo. Exemplo, uma rocha ígnea pode ser fundida e em seguida cristalizada novamente, resultando em uma rocha com propriedades diferentes ou semelhantes à rocha anterior, continuando a ser uma rocha ígnea. O mesmo pode ocorrer(e ocorre) com as rochas metamórficas e sedimentares. Sobretudo, uma rocha ígnea pode se transformar em um rocha metamórfica  ou sedimentar, e vice e versa.

Referências:

  • http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/metamorficas/metamorficas1.html, acessado em 02/09/2017.
  • TEIXEIRA, Wilson et. al, Decifrando A Terra, 2ª Ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional.
  • Anotações e afins.

Escrito e editado por Rafael Ladeia.