Terremotos - O que são abalos sísmicos? - Sobre Geologia

15/10/2017

Terremotos - O que são abalos sísmicos?

Em maio de 1960, o Chile foi atingido pelo maior abalo sísmico já registrado no planeta, com uma magnitude de 9,5 na escala Richter, chamado Sismo de Valdivia. No dia 7 de setembro desse ano, as regiões central e sul do México foram abaladas por um terremoto de magnitude 8,1, seguido de um segundo abalo apenas 12 dias depois, deixando mais de 470 mortos. Isso sem mencionar os que ocorrem periodicamente no Japão. Então, afinal, o que causam esses terremotos, e o que são?
No artigo de hoje, em decorrência dos últimos acontecimentos relacionados à abalos sísmicos em todo o mundo, falaremos sobre terremotos. O que são, qual sua origem, como são classificados e tratar de alguns exemplos que já ocorreram no mundo.

Ruínas deixadas pelo terremoto no Haiti em 2010. Foto: Domínio Público.

Em um artigo anterior, já explicamos o que são as placas tectônicas e como elas funcionam. Segundo a Teoria da Tectônica Global, a mais aceita e difundida hoje, a astenosfera da Terra apresenta correntes de convecção, movimentos cíclicos que ocorrem no manto terrestre e movimentam as placas tectônicas — fragmentos da litosfera, placas rígidas, que se movimentam, dando origem aos nossos continentes e oceanos.
Para um melhor entendimento, leia o nosso artigo de Tectônica Global! O vídeo abaixo faz parte de um documentário da BBC, traduzido diretamente pela nossa equipe pra o público falante de português!


Os abalos sísmicos, mais conhecidos como terremotos, são tremores de terra passageiros. Em quase sua totalidade, ocorrem em razão do contato entre essas placas, gerado por sua movimentação. Trata-se de grandes massas litosféricas, que, devido ao seu movimento constante (embora lento), geram uma compressão e energia quando se chocam.

Principais placas tectônicas e o movimento que realizam. Imagem por: Serviço Geológico dos Estados Unidos. Domínio Público.

Os terremotos causados pelo choque dos limites dessas placas são chamados de interplacas. No entanto, também existe uma porcentagem menor de terremotos intraplacas, que ocorrem dentro delas e possuem menor intensidade. Uma região localizada na região central de uma placa, como o Brasil, pode não ser atingida abalos resultantes do choque de sua respectiva placa com outras, mas pode ser submetida a sismos gerados pela acomodação de falhas antigas ou riftes abortados.
O ponto de onde surge a liberação de tensões no interior da terra é chamado hipocentro, ou foco. O ponto de projeção do foco na superfície terrestre chama-se epicentro, e é a maior preocupação de populações que vivem em áreas de risco, no limite de placas, já que o epicentro é a referência para as regiões afetadas na superfície.

Esquematização dos elementos de um abalo sísmico. Imagem retirada de: http://rusoares65.pbworks.com/w/page/47847335/Risco%20s%C3%ADsmico%202011


Um terremoto gera ondas sísmicas a partir de seu hipocentro, que se propagam em todas as direções. Elas possuem comportamentos diferentes em cada tipo de rocha, podendo se movimentar mais rápido em rochas mais densas. Devido a essas ondas, um terremoto grande costuma vir acompanhado de diversos outros abalos em áreas próximas. Dessa modo, os sismógrafos, aparelhos que medem a movimentação do solo, podem indicar a região provável de um epicentro a ser gerado.


Intensidade de Terremotos

A medida de intensidade relativa de terremotos chama-se magnitude. A forma encontrada para medir o "tamanho" desses abalos foi através da Escala Ricther, criada em 1935, pelo sismólogo americano Charles Francis Richter, junto a Beno Gutenberg. A escala foi desenvolvida a partir da análise das ondas sísmicas, liberadas pelo hipocentro dos abalos, e coleta de dados de diversos outros terremotos anteriores.
Ela funciona numa escala logarítmica de base dez e é crescente, começando no zero. Isso significa que um abalo de magnitude 1 é menor que um de grau 2, e um terremoto de magnitude 8 é dez vezes mais intenso que um de magnitude 7. Teoricamente, a escala é infinita, mas nunca foi identificado um abalo mais intenso ou superior a 10 graus, e não se acredita que isso seria possível. A escala representa a energia liberada durante um terremoto, portanto a ciência não acredita que seria possível um abalo liberar tanta energia..

Imagem da escala com identificação das características gerais de cada magnitude. Imagem retirada de: https://goo.gl/UKajHQ

O poder de destruição de um terremoto não está relacionado somente com sua magnitude na Escala Richter, no entanto. A profundidade do foco, se existem edificações ou população na região próxima ao epicentro, o terreno e etc., tudo isso deve ser observado além do grau na escala.
Por essa razão, existe a chamada Escala Mercalli. Criada em 1902, por Giuseppe Mercalli, um sismólogo italiano, ela é a única que representa os efeitos das atividades sísmicas, principalmente em áreas urbanas.
Ela leva em consideração os danos que esse terremoto produziu, tanto em imóveis e construções quanto à vida humana, sendo assim muito relevante em áreas habitadas por grande população. Contudo, apesar de seu valor qualitativo, ela não pode ser dada como verdade absoluta, já que os efeitos vão variar de acordo com os observadores. Um terremoto pode chegar num alto grau na Escala Richter, devido à sua energia liberada, mas alcançar um grau baixo na Escala Mercalli se ocorrer uma área pouco habitada, como um deserto.

Terremotos Mais Marcantes

Em janeiro de 2010, o Haiti foi abalado com um terremoto de magnitude 7MW na Escala Richter, com seu epicentro a cerca de 25km da capital do país, na penísula de Tiburon, com o foco a uma profundidade de apenas 10km. Hoje, sete anos depois, o país ainda tenta se reconstruir dessa tragédia que deixou entre 200 e 300 mil mortos e diversos feridos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou mais 33 tremores secundários, além do principal.
Esse abalo representa um alto grau na escala Mercalli, pois a região e a população foram gravemente afetadas. A capital, uma das áreas mais afetadas, é uma das mais densamente habitadas no país. Os efeitos do terremoto podem ser observados até os dias de hoje, e a USGS acredita que cerca de 3 milhões de pessoas tenham sido atingidas.
O terremoto foi causado pelo choque das placas do Caribe e Norte-Americana, onde o Haiti se localiza muito próximo ao limite. A ilha não tinha sofrido de um terremoto assim há mais de um século.

Image: USGS Rapid Response to Haiti
Varanda de hotel desaba sobre veículos, destruído pelo terremoto de magnitude 7MW em 12 de Janeiro de 2010. Foto por: Walter Mooney, Serviço Geológico dos Estados Unidos. Domínio Público.

O abalo com maior magnitude registrada no mundo, como mencionamos no início do artigo, foi o Sismo de Valdívia, no Chile. O terremoto registrou 9,5MW na Escala Richter, e ocorreu em maio de 1960, 57 anos atrás. O sismo foi tão poderoso que foi sentido nas regiões do Havaí, Filipinas e Japão, e gerou tsunamis que geraram vítimas nesses respectivos países.
O epicentro do terremoto foi próximo à Lumaco, 570km ao sul de Santiago, e com o foco a uma profundidade de 33km. Além do alto grau na escala Richter, o terremoto também alcançou grau XII na Mercalli, significando, segundo Assunção e Dias Neto, 2000, destruição quase total da paisagem.

Casas destruídas em razão do Sismo de Valdívia, em 22 de Maio de 1960. Imagem por: Pierre St. Amand.
Um outro caso de terremoto muito lembrado são os que ocorrem na região do Japão recorrentemente, ao ponto do governo japonês já ter dezenas de mecanismos de evacuação, identificação e alerta. Esses abalos na região ocorrem devido ao arquipélago do Japão estar localizado numa zona de convergência de placas tectônicas.
O país se localiza no chamado Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, região de grande atividade sísmica, numa zona de convergência entre as placas do Pacífico, Euroasiática Oriental e das Filipinas. Por essa razão, essa área é muito suscetível a terremotos e tsunamis gerados pela movimentação dessas placas.

Resultado de imagem para mapa do japão placas tectonicas
Mapa do Japão com epicentro de terremoto ocorrido ainda esse ano e limite das placas tectônicas. Fonte na imagem.

Conclusão

Esse artigo foi escrito em razão dos últimos terremotos que abalaram a região do México no mês de setembro, atingindo cerca de 18 cidades mexicanas. Muitas pessoas temem os efeitos desses abalos, mas não entendem qual sua origem ou como sua intensidade é medida, e por isso trouxemos essas informações.
As fotos foram selecionadas para evitar imagens de pessoas em situações desagradáveis em razão dos efeitos dos terremotos, pois a nossa intenção não é aterrorizar ou usar do sensacionalismo. Terremotos são desastres naturais extremamente perigosos, que podem ser previstos e remediados, mas não evitados. Buscamos apenas trazer conhecimento acerca do assunto, e deixamos nosso artigo em respeito às vítimas desses abalos sísmicos.


Referências

https://exame.abril.com.br/mundo/terremoto-de-magnitude-55-graus-sacode-sul-do-mexico/
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Terremotos-1052.html
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/escala-richter.htm
http://meioambiente.culturamix.com/natureza/o-que-e-escala-richter
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Haiti_de_2010
https://www.usgs.gov/media/audio/magnitude-70-earthquake-strikes-haiti

Artigo escrito e editado por Isabela Rosario