Terremotos: é possível prevê-los? - Sobre Geologia

10/12/2017

Terremotos: é possível prevê-los?

No artigo Terremotos - O que são abalos sísmicos?, foram apresentados os principais e mais abrangentes tópicos acerca do estudo de terremotos, a sismologia. Termos como Escala de Richter e Mercalli, Sismos, Epicentro, Hipocentro etc, foram brevemente apresentados ao leitor leigo que ainda não possuía maiores conhecimentos acerca do estudo dos sismos. Além disso foram descritos os principais e mais avassaladores terremotos da história e os impactos sociais oriundos desse fenômeno. 

A primeira reação de qualquer leitor ao iniciar os estudos sismológicos e visualizar os tremendos impactos que um terremoto pode causar em uma cidade, ou até mesmo em um país, é mais que cabível a preocupação em relação a quantidade de vidas e bens que são perdidos por causa desses fenômenos. A partir dessa inquietação surge o seguinte questionamento: é possível prever um terremoto? Afinal, o "sim" para essa resposta ajudaria significativamente os governos de todo o mundo para criarem protocolos e sistemas tecnológicos capazes de acelerar o processo de percepção de terremotos, contribuindo, assim, na diminuição dos impactos causados por esse evento tão catastrófico.

Monitoramento Sísmico Global: ferramenta de monitoramento
online e gratuita.

Com base nesse raciocínio esse artigo será construído, apresentado hipóteses acerca do tema, dados, notícias e o que mais for necessário para responder essa pergunta.

Metodologias de Resolução

No intuito de solucionar a problemática apresentada logo acima, é necessário que tracemos a metodologia de resolução da mesma, afim de não perder o foco do problema. Para isso, foram elaboradas três linhas de raciocínio:
  1. Hipóteses de antecipação da percepção de um sismo: animais?
  2. Monitoramento global
Essas duas linhas de pensamento servirão de orientação em todo o desenvolvimento do artigo.

Quais os sinais da chegada de um terremoto?

Para um sismo ser detectado, é necessário saber quais os sinais que ele emitiria ao ser produzido. E como explicado no artigo anterior de mesmo tema, a energia mecânica que é produzida por um terremoto, pode ser rapidamente detectado com um sismógrafo, aparelho capaz de medir a movimentação do solo. Além disso, essa energia é liberada através de ondas sísmicas, sendo duas principais P e S, "primária" e "secundária", respectivamente. Cada uma dessas ondas possui determinadas características que serviram como metodologia de investigação para a criação do modelo científico da estrutura interna da Terra.

Animais conseguem detectar terremotos?

Há também uma inusitada hipótese de que os animais conseguem, de certa forma, detectar a chegada de um terremoto.

Testemunhas que sobreviveram ao tsunami de 2004, no Oceano Índico — que atingiu oito países asiáticos —, relataram que animais selvagens, como elefantes e macacos, se deslocaram para lugares mais altos pouco antes do desastre acontecer. Há relatos também de que bois, cães e outros animais domésticos pareciam angustiados e ansiosos nesse período.(Megacurioso)

Entretanto, de acordo com órgãos oficiais como o Serviço Geológico dos Estados Unidos, “mudanças no comportamento animal não podem ser usadas para prever terremotos. Mesmo que já existam casos documentados de comportamento animal estranho antes de terremotos, uma conexão reprodutível entre um comportamento específico e a ocorrência de um terremoto não foi feita”. 

De qualquer forma, existem algumas explicações do porque animais como elefantes possuem tal comportamento antes da chegada iminente de um terremoto. Basicamente, tais animais possuem a capacidade de sentir o que se denomina de ondas infrassônicas, que possuem uma frequência de vibração igual ou menor que 20 Hz. Porém, é válido reiterar que isso não passa os limites científicos de uma simples hipótese sem nenhuma experimentação ou investigação com um maior embasamento. 

Os animais seriam a nova possibilidade
de previsão de terremotos? By Muhammad Mahdi Karim Facebook - Own work, GFDL 1.2, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15925090


Entretanto, como afirma o professor do Departamento de Geologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ticiano José Saraiva dos Santos, é impossível (atualmente) estabelecer uma forma de detecção antecipada de sismos, por um motivo simples de dimensionamento. Basta analisar o tamanho das faixas com maior instabilidade sísmica: são milhares de quilômetros de zonas intraplacas submetidas a enormes quantidades de pressão, capazes de "explodir" a qualquer momento e resultar em uma grande catástrofe natural. 

Monitoramento Sísmico Global

Por fim, atualmente a única ferramenta capaz de diminuir os riscos causados por um terremoto são os protocolos governamentais utilizados em situações de prevenção e remediação, além do monitoramento sísmico global, capaz de detectar toda e qualquer movimentação de rochosa no interior da Terra e em sua superfície, através do uso de uma rede global de monitores e estações de monitoramento que nunca desligam e sempre buscam investigar tais fenômenos a partir da observação. 

Existem diversas estações de monitoramento instaladas ao redor do mundo. Muitas são de cunho governamental, e algumas até disponibilizam os dados obtidos pelos monitores em sites. Abaixo segue uma lista de sites desse tipo:

  • https://earthquake.usgs.gov/earthquakes/map/
  • http://quakes.globalincidentmap.com/
  • https://www.emsc-csem.org/#2
  • http://www.world-earthquakes.com/
  • http://ds.iris.edu/seismon/

Referências

  • http://www.pref.aichi.jp/global/pt/living/prevention/ (Acessado em 10/12/2017).
  • https://www.megacurioso.com.br/animais/40564-mito-ou-verdade-os-animais-sao-capazes-de-pressentir-desastres-naturais-.htm (Acessado em 10/12/2017).
  • https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/e-possivel-prever-terremotos,5618c087e60ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html (Acessado em 10/12/2017).