#Parques Nacionais dos EUA - Yosemite - Sobre Geologia

21/01/2019

#Parques Nacionais dos EUA - Yosemite

Parques nacionais são uma grande parte das estratégias de preservação da história e geologia de áreas de paisagem únicas. Assim como o Parque Nacional de Yellowstone, o primeiro a ter seu artigo no Sobre Geologia, hoje falaremos sobre o Parque Nacional de Yosemite, localizado no estado da Califórnia, Estados Unidos, e abrigo de uma incrível geologia, história humana e tesouros nacionais! Continue lendo e descubra as belezas geológicas de Yosemite, um dos mais conhecidos parques nacionais dos EUA!

Yosemite Valley as seen from the trail between Taft Point and Sentinel Dome
Vista do Vale Yosemite. Foto por: Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.
História

Designado patrimônio nacional da humanidade pela UNESCO em 1984, o Parque Nacional de Yosemite se estende por mais de 3 mil quilômetros quadrados no estado americano da Califórnia, exibindo vales profundos, quedas dágua e diversas montanhas e picos. A área é ocupada por seres humanos há milhares de anos, fornecendo um ambiente propício para o desenvolvimento da população indígena americana, animais e plantas após o degelo de uma das grandes glaciações. 
Com a descoberta de ouro na Califórnia, em 1849, novos grupos passaram a explorar Yosemite, e grandes conflitos entre povos se desenrolaram no local, a exemplo das guerras em Mariposa, um dos condados no qual o parque está localizado. Os protagonistas do conflito de 1851 foram os Awhahnechee, um grupo indígena que habitava há terra antes dos primeiros exploradores chegarem, e o Batalhão Mariposa, do Exército dos Estados Unidos.
Com o encerramento dessa guerra, a área estava disponível para a especulação imobiliária e construção de hotéis e outros estabelecimentos, e seu potencial turístico começou a ser explorado. Assim, em 1864, o então presidente americano, Abraham Lincoln, assinou o chamado Yosemite Grant Act, colocando o parque sob proteção do estado da Califórnia.


Modelo em miniatura de aldeia indígena dos indígenas das terras de Yosemite, no Museu de Yosemite.

Além de suas belezas naturais, o parque também carrega a função de proteger a história local, com seus artefatos e construções antigas. Segundo o National Park Service Organic Act (Ato Orgânico do Serviço Nacional de Parques), assinado em 1916, é papel da NPS (National Park Service) a conservação do cenário, objetos históricos e naturais e vida selvagem, de modo a promover entretenimento, do mesmo modo, às próximas geração.
Com essa intenção, artefatos, imagens e arquivos obtidos com pesquisa e explorações arqueológicas são protegidos e estudados nos museus, e expostos para visitação, como no Museu de Yosemite. O museu foi aberto ao público em 1926, com um acervo composto de mais de 5,5 milhões de objetos e arquivos — a exemplo de um grande número de materiais etnográficos que representam a cultura de grupos indígenas que viviam no local, além de uma coleção de espécimes de flora e fauna locais, fotografias, documentos, publicações, móveis e outros artefatos históricos.

Yosemite Museum 1926
Carros estacionados em frente ao Museu Yosemite, em 1926, ano de sua inauguração. Foto por: Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos

Geologia


Grande parte da decisão de tornar Yosemite um parque nacional foi em função da magnífica paisagem gerada da interação das rochas majoritariamente graníticas com grandes geleiras, dando origem a imensos vales em forma de U, cachoeiras e quedas dágua, domos arredondados e morros de topos dissecados. As rochas de composição ácida dominam boa parte do terreno e das grandes formações — com a grande resistência em função da presença de sílica em grande quantidade, essas rochas resistem à erosão e intemperismo. Com a erosão de rochas menos resistentes, os granitos são expostos e moldados pelos agentes intempéricos. Além disso, a região de Yosemite passou por diversas intrusões graníticas, e por isso apresenta diferentes tipos de granito nas diversas formações do parque, e, por consequência, pequenas distinções na erosão diferencial, composição, aparência, etc.
Granite Closeup
Amostra de granodiorito da formação Half Dome, com
moeda de centavo americano como escala. Foto por:
Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.
Ao lado oeste do parque e pelas bordas à leste, é possível encontrar pacotes de rochas metamórficas, estruturas reliquiares e traços de rochas sedimentares e vulcânicas do paleoambiente, deformadas e metamorfizadas pela intrusão de plumas graníticas, além de outras rochas metamórficas mais antigas. Entretanto, Yosemite ainda é majoritariamente composto por corpos dissecados de granito, e as rochas metamórficas, segundo a NSA, ocupam menos de 5% da área do parque. É possível citar, também, quartzo dioritos, dioritos e gabros, todos encontrados no parque. A exemplo de formações famosas do parque, há o Half Dome (Meio Domo, ou Domo pela Metade), composto de rochas graníticas e granodioríticas, com um relevo peculiar e 5.000 pés de altura (aproximadamente 1524 metros).

Half Dome from Glacier Point, Yosemite NP - Diliff.jpg
Relevo do Half Dome, no Parque Nacional de Yosemite. Foto por: David Iliff. Licença: CC-BY-SA 3.0.

Geologicamente falando, as últimas mudanças na paisagem do parque Yosemite são recentes. Entretanto, os corpos rochosos que primeiro começaram a ser escavados para dar origem ao Vale Yosemite foram originados durante o período Cretáceo, durante a era Mesozoica — aproximadamente 100 milhões de anos atrás. Nesse período, uma grande quantidade de magma  de composição granítica ascendeu do manto, próximo à superfície da crosta, e cristalizou ao longo de um cinturão, que viria a se tornar Sierra Nevada, a cordilheira onde o parque está localizado. Parte dessas intrusões chegaram à superfície, dando origem a rochas vulcânicas que recobriram parte dos diversos corpos graníticos. Além disso, rochas sedimentares também se depositaram sobre a cordilheira — porém, aproximadamente 70 milhões de anos atrás, grande parte das rochas da base de Sierra Nevada estavam novamente expostas.
Os principais agentes erosivos responsáveis pelas formações vistas em Yosemite são geleiras e água corrente. Em geral a água em sua forma líquida foi principal responsável pela maior parte das formas vistas hoje, no entanto, geleiras foram responsáveis por mudanças mais drásticas, como a mudança de muitos vales da forma de V (comum para vales escavados por rios) para a forma de U (comum para vales glaciais) e geração de relevos do tipo alpino (relevos do tipo escarpado, típico de regiões glaciais, como os Alpes, que dão nome ao tipo de topografia).

image__header__visit-the-rhone-alpes-region__european-alpsjpg
Exemplo de relevo alpino nos Rhône-Alpes da França. Foto por: France.Fr

People looking out from Glacier Point towards Half Dome.
Vista do Glacier Point, ponto de visitação do Parque Yosemite, com vista para o Half Dome e o relevo dissecado. Foto por: Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos.
Two women dance on an overhanging rock
Garçonetes dos hotéis do Parque Nacional dançam no
 topo do Glacier Point, em 1900. Foto por: George Fiske.

Além desses dois agentes, um importante "mediador" da formação desse relevo que atrai tantos turistas, pesquisadores e geólogos foi a própria gravidade. Muitos blocos rochosos rolaram, quebraram e deslizaram pelas montanhas. Algumas rochas ainda aparentam estar "penduradas" no ar, se mostrando ótimos pontos para fotografias há mais de um século!


Conclusão

Assim como Yellowstone, o Parque Yosemite representa um importante sítio geológico, histórico e cultural dos Estados Unidos, guardando para nós uma história de colonização, guerras, povos antigos, glaciações, vulcanismo e metamorfismo — nos mostrando que a geologia não anda sozinha. Estudamos lindas paisagens, paleoambientes, tempos pretéritos, e tentamos preservar o que encontramos para estudos, lazer e apreciação. Essa é, então, parte da função dos Parques Nacionais.
Em breve, publicaremos mais artigos sobre os incríveis Parques Nacionais, sua história e geologia. Não perca nenhuma atualização do Sobre Geologia!


Referências

https://www.visiteosusa.com.br/destination/parque-nacional-de-yosemite
https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/formations.htm
https://www.nps.gov/yose/learn/nature/geology.htm
https://www.nps.gov/yose/learn/historyculture/collections.htm
https://www.nps.gov/yose/learn/historyculture/museums.htm
https://geomaps.wr.usgs.gov/parks/yos/topobk.html
https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/glacierpoint.htm

Artigo escrito por Isabela Rosario

Nenhum comentário:

Por favor, duvidas, sugestões e comentários construtivos serão sempre bem vindos!