Geologia Estrutural Aplicada à Hidrogeologia - Sobre Geologia

03/11/2019

Geologia Estrutural Aplicada à Hidrogeologia

Ao longo de toda sua jornada a humanidade buscou ocupar os mais diversos tipos de ambientes. Isso, é claro, exige, dentre outras coisas, técnicas para obtenção de recursos fundamentais.

A água pode ser considerado o principal deles e, a depender do clima, dificilmente é encontrado em abundância em superfície. Apesar de parecer difícil relacioná-los, os eventos geodinâmicos são de suma importância para a ocorrência do acúmulo de água e seu estudo é fundamental para uma eficiente extração.
Ocupação humana em ambientes com escassez de água em superfície
http://cidadesnanet.com/news/destaque-3/nordeste-em-emergencia-historias-de-uma-seca-sem-fim/


Introdução

O tectonismo é responsável por pequenas a grandes estruturas (dobras, fraturas e falhas) em massas rochosas que podem propiciar a retenção de água ou simplesmente determinar sua altitude. Ou seja, sem um estudo estrutural, por mais que o estrato rochoso seja adequado ao acúmulo de água, sua extração pode ser insegura e/ou ineficiente, e em contra partida um substrato inadequado pode abrigar estruturas que retiveram o recurso.

Hidrogeologia estrutural em rochas sedimentares

Ilustração de uma perfuração mal-sucedida por
conta do desconhecimento estrutural do local

As rochas sedimentares são onde a água é mais encontrada. Isso se deve à sua porosidade e à permeabilidade, características que dizem respeito ao tamanho e à quantidade de espaços livres nos quais a água pode infiltrar. Isso proporciona a formação de aquíferos, que são, por definição, formações geológicas que contêm água e permitem que quantidades significativas desta se movimentem no seu interior em condições normais. Neste outro artigo você encontrará mais
definições de aquíferos.
Os estudos estruturais das regiões são fundamentais para um "mapeamento 3D" dos aquíferos, pois a presença de dobras e falhas pode causar diferenciações de altitude relativas às coordenadas.
Suponhamos que a rocha úmida seja um arenito sobreposto por um argilito seco. Um falhamento pode causar uma mudança drástica de altitude e, se o ponto de perfuração for sobre
a parte mais baixa sem o conhecimento prévio, a operação não terá sucesso.

Estrutura propiciando presença hídrica

Hidrogeologia, conceitos e aplicações
Apesar de rochas sedimentares absorverem água (aquíferos porosos) muito mais do que rochas cristalinas (ígneas e metamórficas), não significa que não encontraremos esse bem natural coexistindo com um granito (em aquíferos fissurais), por exemplo.
A presença de pequenas a grandes fraturas, juntas e falhas, de quantidades variáveis devido à intensidade das forças tectônicas, representa uma propensão considerável de reserva aquática.
Algumas estruturas importantes:
- Fraturas: quebramentos que causam fissuras na rocha.
- Juntas: fraturas com quase imperceptível deslocamento relativo entre os blocos.
- Falhas: fraturas com movimento relativo mais perceptível.
Em rochas cristalinas elas são mais comuns do que dobras pelo caráter mais rígido do corpo rochoso.

Cuidados necessários ao se extrair água de reservatórios subterrâneos

Após o estudo estrutural da localidade, deve-se levar em consideração o que motivaria o uso do recurso. Em caso de abastecimento para cidadãos, devem sempre ser observadas as rochas em contato, pois pode haver contaminação.
Outro cuidado a ser tomado é quanto ao afundamento que pode haver do terreno. O melhor exemplo é a Cidade do México, que soma o uso da água a um crescimento da cidade resultando num afundamento de 8 a 12 centímetros por ano.

Conclusão

Contudo, esse estudo é bastante importante para o Brasil, uma vez que boa parte do território se localiza sobre embasamento cristalino, incluindo zonas de semiárido do Nordeste, onde a obtenção de água em superfície é extremamente escassa em épocas de seca. 
Possivelmente sua relevância será ainda maior no futuro com as teorias relacionadas à rarefação da água doce.

Referências

http://www.sobregeologia.com.br/2017/11/aquiferos-e-aguas-subterraneas.html?m=1
https://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/aguas-do-subsolo
https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cidade-do-mexico-afunda-sete-centimetros-por-ano-6715427
https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/mundo-sem-agua.htm
HIDROGEOLOGIA, conceitos e aplicações. 3a edição. FEITOSA, Fernando. MANOEL FILHO, João. FEITOSA, Edilton. DEMETRIO, Geilton

Artigo escrito por Gustavo Cerqueira

Um comentário:

Por favor, duvidas, sugestões e comentários construtivos serão sempre bem vindos!