#Mineralogia - Introdução - Sobre Geologia

30/11/2016

#Mineralogia - Introdução

Introdução

No Sobre Geologia, iremos abordar diversos temas ligados a geologia, como já foi dito na apresentação do blog. Para isso, torna-se necessários o aprendizado de uma área fundamental da geologia: a mineralogia. Portanto, esse será o novo tema do blog. E qualquer postagem relacionada, terá como título o termo "#Mineralogia".


Minério de Cobre.
I, Jonathan Zander¹
As rochas que compõem o planeta Terra possuem características diferentes umas das outras, por exemplo: o ponto de fusão, textura, composição mineralógica e outras. Muitas dessas características dependem diretamente da composição mineralógica da rocha. Dessa forma, por exemplo, rochas que possuem minerais com pontos de fusão alto, têm uma tendência a possuir pontos de fusão também mais elevados. Com isso, pode-se observar a importância do estudo dos minerais, ou seja, da mineralogia tanto para a sociedade quanto para a ciência, na melhor forma de aproveitamento dos recursos naturais e aplicações tecnológicas mais avançadas, respectivamente.

Estudo dos Minerais



A mineralogia, como o termo sugere, constitui a área da geologia responsável pelo estudo dos minerais. 
Atualmente existem vários livros sobre mineralogia, mas nós do Sobre Geologia utilizamos dois livros principais, que são usados para consulta, identificação e aprendizado. São eles: Manual de Ciências dos Minerais, escrito por Klein e Dutrow, e o Manual de Mineralogia, escrito por James Dana. Ambos muito utilizados como fonte de referência no blog.

Manual de Mineralogia, Dana.
Fonte: https://www.traca.com.br/livro/644453/
Manual de Ciência dos Minerais, Klein e Dutrow
Fonte: link.


















Estes livros são usados até hoje como base para a formação de técnicos e graduandos em geologia em todo o mundo, mesmo o mais antigo(Dana) estando errado em algumas de suas partes, ainda sim serve como fundamento para esses profissionais.



Importância da Mineralogia 


A mineralogia constitui a ciência que estuda os minerais. Então se entendermos a importância dos minerais, consequentemente iremos compreender a importância da mineralogia em nosso cotidiano.

A revolução tecnológica é possível
graças ao uso correto dos bens minerais.
By Uberpenguin at the English language Wikipedia, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5820383
Os minerais estão presentes ao nosso redor constantemente. É muito improvável que não haja nenhum equipamento ou material ao seu redor nesse momento que não esteja diretamente ligado a indústria de processamento mineral, isto é, a extração, o selecionamento e tratamento dos bens minerais.

Bens naturais presentes em nossas casas.
Fonte: http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28


O computador ou dispositivo móvel que você leitor está usando agora para ler este artigo é basicamente uma mistura selecionada de bens minerais. Os circuitos e fios possuem cobre, o processador possui ouro, além do silício utilizado nos semicondutores. Enfim, existem inúmeros exemplos, que variam desde os pigmentos de tintas usados na pintura de paredes até cobre presente em qualquer equipamento eletrônico.

Ouro na indústria eletrônica. By Uberpenguin at the English language Wikipedia,
CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5820383

Contudo, não só vemos a importância dos bens minerais para as sociedades atuais como também para as civilizações antigas.
O uso dos sílex, por exemplo, era fundamental para a caça durante a idade da pedra. O mesmo ocorria com a Hematita utilizada na extração de pigmentos vermelhos para a confecção de pinturas rupestres.
A importância história dos minerais é demonstrada também na nomeação de grandes períodos históricos da humanidade. O sistema das três idades, que divide a "pré-história" em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro, e estes nomes são usados justamente para ilustrar o principal tipo de material usado nesse períodos, e todos esses podem ser extraídos de minerais.

Sílex usado como ponta de lanças
durante a idade da pedra. By Didier Descouens (Own work)
[CC BY-SA 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)],
via Wikimedia Commons

Portanto, sendo os minerais substâncias essenciais para a manutenção do cotidiano de todas as sociedades ao longo da história, o uso e aplicação dos mesmos é fundamental para o avanço tecnológico, por isso a mineralogia é tão importante para nós.

Minério X Mineral X Minério de Ganga


Muitas pessoas confundem o termo minério com mineral. O primeiro se refere a um termo econômico, ou seja, nem todo minério é necessariamente um mineral. Mas todo mineral pode vir a ser um minério, contanto que sua exploração seja economicamente viável, caso contrário, ele será denominado "minério de ganga". Mais detalhes sobre o setor de exploração mineral serão explicados em um outro artigo.


Mina "Chino" a céu aberto de cobre no México.
By Marshman at the English language Wikipedia, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=89766 

Referências:

  • ¹  [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html), CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/) or CC BY-SA 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons
  • http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28. Acessado em 27/11/2016.
  • DANA, James. HURLBUT, Cornelius. Manual de Mineralogia 1ª Ed. 1969;
  • KLEIN, Cornelis. DUTROW, Barbara. Manual de Ciência dos Minerais 23ª Ed. 2012;




[[ Série #Mineralogia ]]                      Noções Básicas >>>

3 comentários:

Por favor, duvidas, sugestões e comentários construtivos serão sempre bem vindos!