#Paleontologia - Um breve conhecimento sobre a Formação Pirabas - Sobre Geologia

10/09/2017

#Paleontologia - Um breve conhecimento sobre a Formação Pirabas

Sem dúvida que a paleontologia é uma das áreas mais famosas da geologia, afinal quem nunca assistiu Jurassic World? Um clássico da década de 90 que faz sucesso até hoje entre crianças e adultos. 

A Paleontologia (palaios= antigo; ontos= ser; logos= estudo) é a ciência que se dedica aos estudos dos restos e vestígios de animais ou vegetais que viveram em épocas geológicas anteriores à nossa, com o intuito de entender a vida do passado e obter melhores informações e dados a serem aplicados em outras áreas da Geologia como Sedimentologia, Geocronologia e etc. Esse ramo da geologia é uma área que está diretamente ligada à biologia, pois necessita dos conhecimentos da mesma sobre os organismos para poder definir aspectos morfológicos ou ecológicos, levando em consideração a evolução para que, em conjunto com as ferramentas geológicas, torne-se possível a reconstituição do paleoambiente, ou seja, como funcionava a natureza em um determinado período geológico.

Paleoarte representando dinossauros Majungassauro(direita) e Rapetossauro(morto)
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/340373684313528523/

Esses restos de animais ou vegetais preservados de épocas geológicas anteriores à atual são chamados de fósseis, que significa "extraído da terra". Encontrar um registro fóssil possibilita datar a rocha na qual o mesmo foi encontrado com base no material ali presente, pois alguns organismos são característicos de determinados Períodos ou Eras, como por exemplo, os Trilobitas, artrópodes marinhos que viveram exclusivamente na Era Paleozóica. 

O processo de fossilização é um acontecimento muito complexo, pois necessita de características especificas do ambiente no momento da morte do indivíduo. A maioria dos fósseis são encontrados em rochas sedimentares que foram formadas, consequentemente em bacias sedimentares. A presença de fósseis em cinzas vulcânicas ou em rochas metamórficas representa uma porcentagem muito pequena do registro fossilífero, já que esses corpos possuem condições pouco propícias para a conservação de fósseis.

Pegadas de dinossauros no Vale dos dinossauros – Estado da Paraíba.
Fonte: http://paraiba.pb.gov.br/governo-apresenta-projeto-de-revitalizacao-do-vale-dos-dinossauros-em-sousa/

Divisões da Paleontologia


Pode ser dividida em dois grandes grupos: Paleozoologia (estudo da fauna antiga) contendo o estudo dos Invertebrados e Vertebrados fósseis, e a Paleobotânica (estudo da flora antiga) contendo o estudo de pólens, folhas e outras partes vegetais fossilizadas.  E há ainda a paleoicnologia, que lida com vestígios fósseis deixados pelos organismos, como pegadas, pistas, e até mesmo fezes fossilizadas, denominadas de coprólitos. Destaca-se também a importância da Tafonomia que trata da investigação da morte do organismo até o processo final de fossilização.

Fóssil de um trilobita
(Artrópode marinho que viveu exclusivamente na Era Paleozóica).
Fonte: http://www.fossilmuseum.net/Fossil_Galleries/TrilobitesRedlichiida.htm



Formação Pirabas


Formação é um termo geológico que define um conjunto de rochas ou minerais que possuem propriedades próprias, levando em consideração sua composição, idade, origem ou outros aspectos no qual se podem classificar as rochas que possuem gênese semelhante.

Afloramento da Formação Pirabas na Praia do Atalaia-Salinópolis
no Nordeste do Pará. Autor da foto: Cesar Pessôa.


A Formação Pirabas ocorre de forma descontínua nos estados do Pará, Piauí e Maranhão, principalmente como falésias que, em algumas localidades, apresentam até 5 km de extensão. Entre os depósitos da Era Cenozóica, a Formação Pirabas é uma das mais fossilíferas do Brasil, sendo o melhor registro fossilífero marinho do Brasil, favorecendo estudos de reconstituição paleoambiental. Já foram catalogadas mais de 20 localidades fossilíferas ao longo dos três estados. Portanto, possuindo uma enorme importância paleontológica, seja de interesse acadêmico ou para o geoturismo. 

Marga Fossilífera.
Autor: Cesar Pessôa.

É possível encontrar os mais diversos fósseis, sejam de invertebrados, vertebrados ou de vegetais, sendo em sua maioria, restos pertencentes ao Filo Mollusca como gastrópodes e bivalvios, animais de conchas biomineralizadas por Aragonita (mineral composto de carbonato de cálcio), e quando fossilizadas as conchas podem ter a Aragonita substituída pelo seu polimorfo (minerais com a mesma composição química porém com estrutura cristalina diferente) mais estável, a Calcita. Quando ocorre essa mudança, diz-se que a fossilização ocorreu por substituição ou petrificação.


Concha fossilizada de Gastrópode.
Autor da foto: Cesar Pessôa 

Das localidades fossilíferas da Formação Pirabas, podemos citar os afloramentos que ocorrem na Praia do Atalaia, no Município de Salinópolis no Nordeste do Pará, região que faz parte da chamada Plataforma Bragantina. Nesta praia é possível encontrar diversas rochas sedimentares fossilíferas como Marga, um tipo de calcário rico em argila. Dependendo da maré, é possível ter acesso ou não ao afloramento de Marga.

Localidades Fossilíferas da Formação Pirabas no Estado do Pará.
Fonte: https://goo.gl/jKv2on 


Na rocha das imagens abaixo encontram-se fragmentos de conchas de moluscos, de representantes do Filo Echinodermata, como bolachas do mar entre outros. Especialistas afirmam que a região de Salinópolis, era um ambiente marinho raso datado da Época Mioceno.

Bolacha do mar fossilizada. Autor da foto: Cesar Pessôa
Molde externo da concha de um Bivalve. Autor da foto: Julio Serra.

Referências


  • GOÉS, A.M; ROSSETTI, D.F.; NOGUEIRA, A.C.R.; TOLEDO, P.M. 1990. Modelo deposicional preliminar para a Formação Pirabas, nordeste do Estado do Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 2, p. 3-15.

  • TÁVORA, V.A.; IMBELONI, E.F.F.; CACELA, A.S.M. & BAIA, N.B. 2004. Paleoinvertebrados. In: ROSSETTI, D.F. & GÓES, A.M. (Eds.). O Neógeno da Amazônia Oriental. Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, p.111-131.

  • TÁVORA, V.A.; SANTOS, A.A.; ARAÚJO, R.N. 2010. Localidades Fossilíferas da Formação Pirabas (Mioceno Inferior). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, 5(2): 207-224.


Este artigo foi escrito por Julio Serra, colaborador e representante do Sobre Geologia, graduando em geologia na Universidade Federal do Pará, em uma de suas aulas de campo da disciplina de Paleontologia. Este artigo foi editado por Rafael Ladeia.