O Projeto RADAM/RADAM BRASIL - Sobre Geologia

10/02/2019

O Projeto RADAM/RADAM BRASIL

Não há duvidas de que sensoriamento remoto se tornou indispensável para o mapeamento geológico. No entanto, no âmbito do território brasileiro, algumas áreas eram consideradas desconhecidas em seus aspectos naturais, por terem sido consideradas inóspitas ou de difícil acesso. No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais do que é considerado um dos maiores projetos de levantamento de recursos naturais em nível mundial.


Introdução

O projeto RADAM - Radares da Amazônia -  foi criado em 1970, e foi considerado um dos grandes marcos no mapeamento da Amazônia Legal além de algumas áreas do Nordeste. Esse projeto foi estruturado na década de 70 e fundado pelo geólogo Prof. Luiz Henrique Aguiar de Azevedo, integrante, na época, do Ministério de Minas e Energia. 


Fonte: Geopara
 O uso do sensoriamento remoto por RADAR (Radio Detection And Ranging) no projeto  representou uma solução para as dificuldades encontradas em fotografar a região amazônica, devido a presença de nebulosidades - tendo em vista as condições climáticas do local -  pois a microondas do radar eram capazes de atravessar as nuvens. Além disso, contava com a vantagem de conseguir imagear a superfície terrestre independentemente da iluminação solar, por possuir uma fonte de energia própria.  O levantamento foi realizado através de um Radar de Visada Lateral da GEMS (Goodyear Mapping System 1000) com ângulo de incidência de 45º a 77º e resolução de 16 metros. Como plataforma, um avião modelo Caravelle e linha de voo sentido norte-sul.


Aeronave Caravelle. Disponível em: https://hinouye.wordpress.com/2013/06/10/o-projeto-radam-e-os-caravelles-da-vasp/ 

Em 1975, esse mesmo projeto se expandiu pelo território brasileiro - sendo chamado a partir desse momento de  Projeto RADAM BRASIL - e visou o mapeamento integrado dos recursos naturais brasileiros. Dez anos depois, em 1875, o projeto passou a ser gerenciado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).   Os dados coletados a partir dessa iniciativa contaram com informações sobre recursos minerais, solos, vegetação, uso da terra e cartografia dessas regiões. Os produtos gerados (mapas temáticos) são parâmetros para a análise dos Recursos Naturais. 

A tradução para o português da sigla RADAR significa "detecção e localização por meio de ondas de rádio". Esse sistema funciona a partir da transmissão de ondas de rádio direcionadas a uma cena e o recebimento de uma parte da energia transmitida retroespalhada por ela, com a detecção e indicação dos sinais de retorno. Por funcionar com energia própria (sendo possível operar durante o dia ou à noite e até mesmo em dias nublados) é classificado com um sistema ativo de sensoriamento remoto. 


Esquema de funcionamento de um sistema  de radar. Fonte: E-book Fundamentos de Sensoriamento Remoto por Radar.

Após o processo de coleta de dados, as imagens foram analisadas a partir da interpretação de elementos radargráficos, incluindo etapas de Leitura, Reconhecimento, Identificação, Análise e Interpretação. 
Algumas das metodologias usadas pelos membros do projeto foram inéditas em todo o mundo. A equipe de campo também enfrentou algumas dificuldades, principalmente em relação às vias de acesso e a presença de uma vegetação densa na região amazônica. 
Legados

Entre os diversos legados do Projeto Radam, é considerado como principal os 38 volumes do Levantamento de Recursos Naturais (LRN) que são de extrema importância até os dias atuais, sendo utilizados como base para Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de meio ambiente, Potencial geoambiental e Zoneamento Ecológico-econômico.  Também é atribuída ao projeto a descoberta do Complexo Carbonatítico dos Seis Lagos, Serra do Inajá e Serra do Ipitinga, Serra do Surucucu, Serra da Providência, etc. 

O projeto Radam-D 

No intuito de preservar o acervo produzido pelo RadamBrasil e ao mesmo tempo torná-lo mais acessível, a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) desenvolveu o chamado "Radam-D", que consiste na digitalização dos negativos e diafilmes de radar originais. Assim, é possível criar inventários das imagens, esquematizar faixas imageadas, digitalizar imagens em alta resolução, entre outros. 

Conclusão

O projeto Radam/RadamBrasil representou um grande salto na obtenção de informações de qualidade sobre a Amazônia, e posteriormente, do território brasileiro, com o uso de satélites de radar. É importante ressaltar que o projeto também foi importante no sentido da gestão e controle do território nacional, não apenas do ponto de vista geopolítico como também no aproveitamento mais eficaz dos recursos disponíveis, referentes ao solo, por exemplo. 
Referências

<ftp://ftp.ccrs.nrcan.gc.ca/ad/MAS/globesar/por/bas_intro_p.pdf> acesso em 10/02/2019
<http://geopara.blogspot.com/2013/09/projeto-radam-uma-saga-na-amazonia.html> acesso em 02/02/2019
<https://mundogeo.com/blog/2015/07/03/empresa-utiliza-sensoriamento-remoto-e-mapeamento-para-projeto-na-regiao-centro-oeste/> acesso em 10/2/2019
<http://www.cprm.gov.br/publique/Geologia/Sensoriamento-Remoto-e-Geofisica/RADAM-D-628.html>  acesso em 02/02/2019
PEREIRA, Izaura Cristina Nunes; MENEZES, Paulo Márcio Leal de. O radar como instrumento de geração da informação espacial para a gestão do território na Amazônia: uma análise do Projeto Radam. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2007, Florianópolis. Anais [...]. [S. l.]: INPE, 2007. Disponível em: http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/10.30.19.53/doc/6913-6920.pdf. Acesso em: 2 fev. 2019.


Escrito por Amanda Couto e revisado por Isabel Schulz

Nenhum comentário:

Por favor, duvidas, sugestões e comentários construtivos serão sempre bem vindos!